Curta Ficção #057 – Como Sintetizar uma Ideia



Curta Ficção #057 – Como Sintetizar uma Ideia

Ouvir

Nesse episódio do Curta Ficção, Jana Bianchi e Thiago Lee apresentam as várias formas de sintetizar uma ideia, discutem sobre os benefícios de fazer esse exercício antes da escrita e, enfim, dão dicas para reduzir uma ideia ou uma obra a um texto instigante, honesto e profissional.

Comente no feed do podcast, na página do Facebook ou pelo Twitter, no @curtaficcao. A gente quer ouvir sua opinião!

***

ATENÇÃO!

Para ouvir o episódio, clique no botão play, no botão de download no plugin abaixo, ou escute pelo perfil do Curta Ficção no Spotify.

Curta Ficção no Spotify: https://open.spotify.com/show/7g006vOSEM82oK207XUX7E

Feed do podcast: http://curtaficcao.blubrry.com/feed/podcast/

***

Assinem nossa newsletter

Curtam nossa página no Facebook

Sigam-nos no Twitter

***

LINKS COMENTADOS

***

CONFIRAM NOSSOS TRABALHOS

Dúvidas, comentários, sugestões – contato@curtaficcao.com.br


4 thoughts on “Curta Ficção #057 – Como Sintetizar uma Ideia

  1. Gostei pacas do episódio, Jana e Lee.
    Não só me ajudou muito (afinal, é por isso que amo esses programas mais técnicos), como esse é um ponto essencial para um escritor iniciante. Eu entendi isso a primeira vez em um Desconstruindo (podcast do Spohr), onde ele disse que as primeiras histórias que criamos, “geralmente”, são uma mistura de tudo que nós gostamos (naves espaciais, dinossauros, magia, ninjas, espadas, etc) e justamente por isso, por esse impulso de criamos um mundo tão vasto e cheio, nós nos esquecemos que o essencial é a história, ou seja, não adianta ser um “Tolkien” ou um “George R.R. Martin”, se você não tem foco e não constrói bem a trama.
    É justamente aí, que para mim, entra o “resumo” ou melhor, a “síntese de ideias”. De fato, quanto mais fácil de resumir sua história for, via de regra, ela vai ser mais ser mais clara e eficiente (claro que nem toda história boa significa que é fácil de ser resumida, mas estou generalizando). Particularmente, isso me ajudou muito, porque eu era desses de criar um mundo muito vasto e encher uma história com tantas coisas que o resumo ficava impossível, uma vez que, na verdade, grande parte que eu criava era dispensável na trama e só “visualmente” bonito.
    Hoje, eu tento sempre resumir toda a trama antes de escreve-la para não só ter um norte, quanto também para evitar colocar coisas desnecessárias nesses “impulsos criativos”, afinal “menos é mais” 😉
    Um abração galera e espero mais casts assim <3

    1. Fala, grande Airton!

      Sim, aconteceu exatamente a mesma coisa comigo… Tudo na minha criação começou a fluir melhor quando eu entendi que partir de uma ideia bem consolidada é essencial! Vamos tentar fazer mais casts nesse formato mais técnico também (é o que a gente mais ama fazer hehehe)…

      Obrigada por comentar! <3
      Jana

  2. Gostei bastante do episódio, tenho um problema monstro para sintetizar ideias, mas ultimamente ando seguindo os três pilares, personagem(s), acontecimento principal, transformação e tem facilitado minha vida. Uma coisa que me ajuda a definir o que é a história é quando pego alguém para Cristo, meu filho, por exemplo e conto a história para ele e ele vai resumindo as partes. Acho que contar resumidamente para outra pessoa ajuda a fazer uma sinopse e uma logline. Geralmente eu gravo ou anoto a conversa para analisar mais tarde. Beijos

    1. Oi, Clau! Que bom que gostooou! Nossa, eu também tenho bastante dificuldade! E, como você, também gosto de conversar com outras pessoas pra ir ajeitando as coisas na cabeça até enfim conseguir extrair as sinopses e tal… E acho muito legal seu filho te ajudar! <3

      Obrigada por comentar!

      Beijão!
      Jana

Leave a Reply

*