Curta Ficção #049 – Reagindo a Sinopses



Curta Ficção #049 – Reagindo a Sinopses

Ouvir

Nesse episódio, Jana Bianchi Thiago Lee reagem a sinopses de livros disponíveis no Goodreads, apontando as coisas mais atrativas ou mais desestimulantes de cada uma. Esse ainda não é o esperado episódio sobre logline, premissa, argumento e como escrever sua sinopse, mas é um episódio divertido que dá algumas dicas, na prática, do que levar em consideração na hora de resumir sua história e vendê-la para o leitor.

Comente no feed do podcast, na página do Facebook ou pelo Twitter, no @curtaficcao. A gente quer ouvir sua opinião!

***

ATENÇÃO!

Para ouvir o episódio, clique no botão play, no botão de download no plugin abaixo, ou escute pelo perfil do Curta Ficção no Spotify.

Curta Ficção no Spotify: https://open.spotify.com/show/7g006vOSEM82oK207XUX7E

Feed do podcast: http://curtaficcao.blubrry.com/feed/podcast/

***

Assinem nossa newsletter

Curtam nossa página no Facebook

Sigam-nos no Twitter

***

GOODREADS DOS LIVROS COM SINOPSES ANALISADAS

***

COMPRE OS LIVROS MENCIONADOS NO JABÁ

***

CONFIRAM NOSSOS TRABALHOS

Dúvidas, comentários, sugestões – contato@curtaficcao.com.br


13 thoughts on “Curta Ficção #049 – Reagindo a Sinopses

  1. Adorei o formato do episódio, foi divertido, além de ilustrar bem o que vocês queriam passar.
    Quando não tenho intenção prévia de compra, por indicações ou gostar do autor, eu considero minhas compras pelo conjunto – capa, sinopse e preço. Vou dar mais atenção as sinopses só para prestar atenção na maneira que foram feitas, por causa do episódio.

    1. A gente se divertiu bastante gravando o episódio.
      Eu também comecei a olhar sinopses de outra maneira depois de um tempo, é praticamente um campo de estudo rs

      Obrigado pelo comentário o/

    1. Oiê, Fogsss! Ebaaaaa!
      Ó, a gente depois até pensou em fazer com convidados, com a gente trocando sinopse! Ia ser demais hahaha com certeza vamos fazer! *-*
      Beijão e obrigada por comentar!
      Jana

  2. Queria agradecer não uma, mas três vezes ao programa ! <3
    1°Agradecimento) O episódio foi muito bom e me sanou várias dúvidas sobre como se faz e como uma sinopse impacta alguém. Sempre foi algo que, mesmo péssimo em escrever nessa tipologia, é algo que gosto muito, pois meu primeiro job foi em uma videolocadora e em tempos que a internet ainda engatinha (ou seja, pouco acesso a trailers), as indicações de nós "ajudantes" se resumiam a sinopse, que quando bem feita na capa da fita-cassete ou DVD, era nítido o quão isso instigava o interesse em consumir tal produto. E creio que os livreiros também precisam de se valer delas até hoje.
    2°Agradecimento) Esse é pelas dicas de livros, não só as sinopses, como vocês também me fizeram querer lê-los, principalmente o "Não me abandone jamais" do Ishiguro.
    3°Agradecimento) Valeu galera, com esse "tipo" de episódio e a brincadeira de advinha que fizeram, eu acabei criando um jogo entre meus amigos que gostamos muito. E, ainda por cima, com uma variação hard (com livros) e mais "easy" através de sinopses de filmes. Se vocês, já corria e patenteava logo o "Jogo das Sinopses" da "Curta Ficção Produções"

    Um grande abraço a todos.

  3. Fala, Ton!

    1) hahaha caramba, quanta coisa interessante num comentário! Que massa esse seu trampo (ou essa parte dele, pelo menos)… Putz, melhor jeito de provar como uma sinopse é importante mesmo! Adorei saber! E lembro de recentemente ver em uma rede de livrarias (não lembro se Saraiva ou Cultura) um papelzinho que alguns livreiros colocavam nos livros dizendo porque indicavam. E nada mais eram que sinopses! 😮
    2) Também preciso ler Não me abandone jamais!
    3) E Aaaaaaaaaaaaaaaa que jogo legaaaaaaaaaal! Quero! hahaha… Vou falar pro Lee pra gente produzir um daqueles card games hahaha

    Obrigada por comentar, Ton! 🙂
    Jana

  4. Gostei bastante desse formato de podcast. Nunca imaginei que desse pra fazer um “react” em podcast, e vocês fizeram de um jeito muito bom, além de ter bastante informação boa.

    Apoio ter novos episódios nesse formato.

    1. Oi, Igor, tudo bom? hahaha que bom que deu certo!
      Já estamos planejando novos episódios do formato sim, inclusive com convidados! 🙂

      Obrigada por comentar!

      Abração,
      Jana

  5. ​Fala, Igor!

    Hehehe que bom que curtiu! A gente já animou pra fazer mais episódios assim, inclusive com convidados! 😛

    Obrigada por comentar! 🙂
    Jana​

    1. HAHAHAHA verdade! Ow, pior que eu achava mesmo que tinha meteoro na história!
      Não tem? 😮

  6. Olá, pessoal!

    Parabéns por mais um excelente episódio!

    Trabalhar com sinopses é realmente complicado, pois é preciso fazer um texto atrativo e curto o suficiente para algum leitor sem tempo entender qual é a sua ideia com a obra.

    Eu mesmo já lidei com casos que considerei o roteiro clichê ou fraco só pela sinopse. E tive alguns dissabores com isso. Todavia, ainda me sinto no direito de avaliar o conteúdo que me foi apresentado, seja ele 1% ou 100% do que é a obra.

    Abraços.

Leave a Reply

*