Curta Ficção #048 – Da Ideia ao Manuscrito #02, com Fernanda Nia



Curta Ficção #048 – Da Ideia ao Manuscrito #02, com Fernanda Nia

Ouvir

Continuando a série iniciada no episódio #045, Jana Bianchi Thiago Lee convidam a escritora e quadrinista Fernanda Nia para falar sobre seus processos criativos e suas experiências transformando a ideia do livro Mensageira da Sorte num manuscrito.

Comente no feed do podcast, na página do Facebook ou pelo Twitter, no @curtaficcao. A gente quer ouvir sua opinião!

***

ATENÇÃO!

Para ouvir o episódio, clique no botão play, no botão de download no plugin abaixo, ou escute pelo perfil do Curta Ficção no Spotify.

Curta Ficção no Spotify: https://open.spotify.com/show/7g006vOSEM82oK207XUX7E

Feed do podcast: http://curtaficcao.blubrry.com/feed/podcast/

***

Assinem nossa newsletter

Curtam nossa página no Facebook

Sigam-nos no Twitter

***

CONFIRAM OS TRABALHOS DA FERNANDA NIA

***

CONFIRAM NOSSOS TRABALHOS

Dúvidas, comentários, sugestões – contato@curtaficcao.com.br


7 thoughts on “Curta Ficção #048 – Da Ideia ao Manuscrito #02, com Fernanda Nia

  1. Ah, que legal, finalmente poder ver a Nia (que eu sei faz tempo que escreve, inclusive li o livro abandonado – nooooo) num dos meus podcasts de literatura preferidos!!!
    Amei, sou suspeita mas acho que está sim verdadeiramente muito bom hahahaha

    Beijão pra todos!!!

    1. Fala, Má! HAHAHA obrigadaaaaa! Eu também sou suspeita, mas eu endosso que amei o papo com a Nia e que ficou um ótimo episódio! 😛
      Mal vejo a hora de ler esse livro, tô doida desde que li a amostra! (E obrigada pelo “um dos meus podcasts de literatura preferidos” oin oin oin!)

      Beijão!
      Jana

  2. “Mensageira da Sorte” está no meu top 3 de mais antecipados do segundo semestre, não vejo a hora de colocar ele do lado das outras publicações da Nia na minha estante.
    Episódio muito bom, amei que esse quadro vai virar uma série.

    Bom trabalho, pessoal <3

  3. Estou gostando deste tema, espero que venha mais pessoas para compartilhar as suas experiências! Sugiro uma conversa com o Clecius Alexandre Duran, para que ele compartilhe como faz a pesquisa de época e alinhar esta a uma história com mitologia do lobisomem.

    Da minha parte, estou desenvolvendo meu segundo romance enquanto aguardo a leitura crítica do primeiro. Só que conforme escrevo o projeto atual, me pego pensando no que eu poderia melhorar no anterior. Por um lado é bom, porém eu não consigo me desprender daquele romance 🙁

  4. Excelente programa e a Nia vendeu muito bem o peixe dela, porque adorei essa pegada holística e meio “Os Agentes do Destino”, com certeza ganhou um futuro leitor 😀 <3
    Sobre o tema, acho que não tenho muito que comentar diferente do que comentei no outro kkkkkkkkkk. Mas fiquei com uma pequena: No caso de um romance que possui muito flashbacks ou até linhas do tempo diferentes, é importante organizar os fatos cronologicamente no "resumo" do qual se extraem os capítulos ou é melhor já coloca-los na ordem de leitura para esse fim?
    Ah, e sobre a sugestão de convidados, pessoalmente, para esse tema de "Da Ideia ao Manuscrito", gostaria de ver a experiência do Leonel Caldela por dois motivos: Primeiro, porque ele é um escritor de romances de sistemas de RPG, então tem levar em consideração desde a "ideia ao manuscrito" e até depois na edição o trabalho de terceiros. Em segundo, porque ele também trabalho na criação de romances baseados em ideias de outras pessoas no caso da trilogia "Ruff Ghanor" e no "Ozob: Protocolo Molotov".
    Um abração a vocês Jana e Lee, que o "departamento da sorte" ajude em seus caminhos 😉

  5. Ouvindo o episódio fiquei com a ideia fixa de planejar escrever um romance inteiro e depois jogar no lixo, só pra servir de “meu primeiro manuscrito lamentável” e “sim, eu posso”.

  6. Olá, pessoal!

    Parabéns por mais um excelente episódio!

    Vale a pena conhecer métodos. Assim cada um vê o que se adequa para si e cria o seu.

    Não precisamos de outra Fernanda Nia. Precisamos ser nós mesmos.

    Abraços.

Leave a Reply

*