LEITURA CRÍTICA

  • Está começando a escrever seus primeiros textos mas não sabe se eles estão interessantes o suficiente para despertar a atenção dos leitores?
  • Tem um conto ou livro pronto e precisa de alguém para analisar estrutura, personagens, linguagem e clareza do texto, além de identificar erros de gramática e ortografia?

Estamos iniciando um serviço de leitura crítica, revisão e preparação de textos para ajudar nosso podcast a crescer.

Como funciona?

Você escolhe qual serviço quer contratar, entra em contato e acertamos as condições. Simples assim! Os serviços são os seguintes:

  • Revisão de texto: Basicamente, serve para tornar o texto livre de erros de linguagem: ortografia, sintaxe e gramática, com uma menor preocupação com o conteúdo do texto.
  • Preparação de texto: Inclui preocupação com gramática, mas com outro foco: um preparador tem permissão para reescrever boa parte do texto, se necessário, adicionando ou removendo conteúdo confuso, reestruturando parágrafos, ajustando a estrutura, adequando a linguagem, padronizando termos e sugerindo alterações.
  • Leitura crítica: O foco aqui é identificar o que dá força ao texto, como também observar o que não está bom, usando critérios como: verossimilhança, foco narrativo, personagens, clareza, escolha do tema, estrutura. Basicamente, tudo que ajudar seu texto a ser mais claro e conciso, e que possa fisgar o seu leitor mais facilmente. Esteja disposto a receber uma análise honesta a respeito do seu trabalho!
Quem vai ler o meu texto?

Thiago Lee é o host do podcast Curta Ficção, autor publicado de ficção fantástica e finalista dos prêmios Brasil em Prosa Amazon (2015) e Strix (2015 e 2016).

 

Sua formação e experiência incluem:

  • Oficina de Criação Literária – Prof. Marcelo Spalding – 2014
  • Oficina de Publicação Literária – Prof. Marcelo Spalding – 2015
  • Formação em Roteiro de Ficção – Fundação Belas Artes – 2016
  • Preparação e revisão: o trabalho com o texto – Universidade do Livro – 2016
  • Formação do Editor de Livros – Casa Educação – 2016/2017
  • Co-organizador e preparador de textos – Editora Andross – 2016/2017
Quanto custa?

O investimento vai depender obviamente do tamanho do seu texto. Entre em contato através do thiagolee@gmail.com ou pelo Facebook e dê seu alô!

O serviço é bom mesmo?

Trabalho com leitura crítica de textos de ficção (em especial, autores iniciantes) há algum tempo. Confiram alguns depoimentos de autores que tiveram seus textos analisados por mim:

Bruno Rodrigues – Consultor, autor e criador do padrão brasileiro de redação online

 

Foi o trabalho apurado de leitura crítica de Thiago Lee que me fez perceber que o texto de meu primeiro livro de ficção ainda pode – e precisa – ser lapidado. Thiago é preciso, atencioso e sincero, ou seja, o necessário para este tipo de trabalho.

Daniel Renattini – autor de da série de fantasia urbana Herdeiros das Estrelas

 

O Thiago, além de opinar e argumentar de forma esclarecedora, também sabe reforçar e estimular os pontos positivos de uma narrativa. Com a leitura crítica simples, me ajudou a lapidar ainda mais a história e me deixou mais seguro para dar o ponto final. É possível perceber que ele não leva isso apenas como um trabalho, mas como uma coisa que ama fazer.

Sandro G. Moura – autor de ficção científica, publicado pela editora Andross

 

Ter meu conto revisado pelo Thiago Lee foi muito bom. Ele usou sua experiência para melhorar meu texto dando opiniões bem pautadas e argumentos concisos. Soube elogiar os pontos fortes, percebendo e estimulando o estilo de escrita que estava imprimindo ao conto. E principalmente, ele em nenhum momento usou termos que possam ser interpretados como grosseiros. Adorei e recomendo.

Leonardo Amorim – professor e autor de terror e fantasia

 

O Thiago já fez leitura crítica de vários contos meus e, em todos, seu olhar único foi de extrema importância. Ele me ajudou tanto com melhorias na história em si como na parte técnica. Percebeu problemas como ritmo, repetições, redundância, além de ajudar a enxugar o texto, economizando preciosos toques e deixando o conto mais objetivo no final. Não só identifica os problemas, como ajuda o autor a chegar nas melhores soluções de uma maneira que, no futuro, ele perceba por si só, ajudando bastante no processo de edição do texto.

Daniel Constantini – autor e organizador da Andross Editora

 

Com uma simples consultoria Thiago Lee me forneceu mais que o suficiente para poder acertar as sobras do texto, arrumar os capítulos e me concedeu um horizonte muito maior para que eu pudesse desenvolver a narrativa com mais ritmo, fluidez e embutindo sentimentos nos capítulos que eu não havia imaginado num primeiro momento. Isso pra mim foi essencial no desenvolvimento da trama.